Pular para o conteúdo principal

Reflexão sobre as aprendizagens adquiridas na interdisciplina de Organização do Ensino Fundamental

Os estudos realizados na interdisciplina de Organização do Ensino Fundamental se complementam com as teorias estudadas pela interdisciplina de Organização e Gestão da Educação.
Foi possível refletir sobre questões de ordem administrativa, financeira e pedagógica que tornam concreto o exercício da autonomia escolar. Compreendemos a autonomia da escola pública como um dos fatores que pode colaborar para melhorar a qualidade do ensino e para gerar uma cultura democrática no interior de nossas instituições.
Para uma escola tornar-se um espaço de construção da democracia precisamos instituir algumas relações necessárias entre o Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico.
Compreender que estes dois se complementam e devem caminhar juntos, pois o Projeto Político Pedagógico é um instrumento que reflete o desejo teórico e orientador das práticas escolares e o Regimento Escolar é um documento administrativo e normativo da escola, ou seja, que contém em normas específicas, com registros gerais dos procedimentos, funções, imputações e composições dos distintos setores em que a escola deve se organizar e seguir. O regimento Escolar é originado pelo PPP.
Para transformarmos a escola em um espaço democrático precisamos pensar em uma escola primeiramente participativa, onde todos têm direito de participarem opinando e decidindo nas decisões da instituição, desde o planejamento do e Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar até sua execução. É necessário que haja também transparência na prestação de contas e nas decisões administrativas, possibilitando que todos fiquem a par da realidade escolar. Para que isso se efetive é indispensável a atuação do Conselho Escolar juntamente com a equipe diretiva. As eleições para cargo de diretor devem ser realizadas de forma participativa, através de votação pela comunidade escolar. Formação de grêmio estudantil, onde os alunos possam também exercer sua cidadania, autonomia, participação e organização em parceria com a escola.
Muitas escolas já estão no caminho para conquista de uma gestão democrática, mas sabemos que este é um processo que vai sendo conquistado a longo prazo e que a escola deve estar sempre sob constante realização de reflexões, orientada pelos princípios de justiça social, igualdade e solidariedade humana.

“Podemos criticar a escola realmente existente, mas temos excelentes motivos para defendê-la, para dedicar-lhe o melhor dos nossos esforços, para convertê-la não só em objeto de estudo e trabalho, mas numa causa ampla, generosa, democrática".

Marco Aurélio Nogueira(2oo2)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consideções a respeito da aula presencial de Ciências

N a aula presencial Representação do mundo pelas Ciências Naturais, foi proposto que desenhássemos algumas palavras em imagens. A atividade proposta despertou o interesse de todas as colegas, de maneira leve e descontraída. Encontramos dificuldade em desenhar palavras que expressavam sentimentos, como raiva. A palavra água foi representada de muitas maneiras. A palavra árvore foi representada pela maioria, como a vemos nos desenhos animados. Concluímos que as palavras exigiam um determinado grau de conhecimento e podiam ser expressadas em diversas formas. Embora algumas, em que a simbologia era mais presente tenha sido opção da maioria. Esta atividade demonstrou que sempre será necessário o prévio conhecimento dos saberes de nossos alunos.

Planejando um estudo mais social...

O Planejamento é o nosso guia para um bom desempenho em nosso trabalho,deve ser aberto e flexível partindo da possibilidade de um ensino para a formação de uma cidadania crítica e transformadora, devendo ser baseado nas experiências dos alunos, seus saberes, oferecendo situações problematizadoras, considerando os conhecimentos prévios dos mesmos e compreendendo seus pensamentos. Na área de Estudos Sociais devemos nos preocupar com conteúdos específicos relacionados aos conhecimentos sociais, históricos e culturais da sociedade em que nossos alunos estão inseridos. Construir noções de tempo e espaço, relacionar diferentes períodos históricos, identificando mudanças e permanências.Tudo de forma integrada e significativa, analisando o presente desta comunidade através de pesquisas, entrevistas, visitações, coleta e observação de objetos, fotografias, livros e tudo que possa vir a contribuir para o aprendizado do aluno.Ao elaborarmos o planejamento, devemos "sonhar, vislumbrar, situaç

??? Perguntas...???

No dia quinze de maio, em nossa aula presencial do Seminário Integrador IV fomos desafiadas a fazer uma avaliação sobre um levantamento de questões realizadas com nossos alunos na semana anterior. Tínhamos de deixar que eles perguntassem o que quisessem sobre o que gostariam de saber. Algumas questões muito curiosas, que deixou a todos nós colegas e professores um tanto pensativas. Mas será que precisamos ter respostas para tudo sempre? Em meio a tantas perguntas que nos rodeiam, existem aquelas que são mais produtivas e menos produtivas. Perguntas produtivas são aquelas que para obtermos respostas satisfatórias precisamos fazer uma busca mais avançada, por meio de pesquisas, que gerem discussões e nos levem à outras questões, novas respostas e novos conceitos. As perguntas menos produtivas são aquelas que não geram buscas tão avançada, obtém-se um resultado com mais facilidade e pronto, “resposta exata”, não rende novos questionamentos... Após a aula, percebi que não devemos dar a res